Jesma

Os Jogos Escolares de Santa Maria (JESMA) é uma promoção da Prefeitura Municipal de Santa Maria, realizado através da Secretaria de Município de Cultura, Esporte e Lazer. O evento busca garantir às escolas do Município a participação nas ações referentes ao esporte e ao lazer, sendo também uma ferramenta pedagógica que valoriza a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens alunos-atletas, de forma educativa e democrática.

É o esporte como instrumento da educação global dos alunos. Visa o aumento do vínculo aluno-atleta com a escola, contribuindo na diminuição da evasão escolar, além de possibilitar a identificação de novos talentos esportivos.

No dia 16 de maio de 1986 foi inaugurado o Centro Desportivo Municipal “Dr. Miguel Sevi Vieiro”. Neste mesmo ano, no segundo semestre, aconteceu a 1º edição do JESMA. Estes jogos tiveram uma interrupção na década de 90, retornando em 2001, sendo que neste ano acontecerá a 17ª edição consecutiva. Durante este período tivemos um aumento significativo no número de escolas participantes, contabilizando em 2016, 56 escolas participando do JESMA (Jogos Escolares de Santa Maria).

O JESMA envolve escolas das redes municipal, estadual, federal e particular de Santa Maria. No ano de 2016 foram dirigidos aos alunos nascidos a partir do ano de 1999 e regularmente matriculados nas escolas de nosso município. Os jogos acontecem nas modalidades de Futsal, Handebol, Voleibol, Basquetebol, Futebol de Campo e competições de Atletismo, Xadrez, Tênis de Mesa e Rústica, nos naipes masculino e feminino, nas categorias mirim, infantil e juvenil, envolvendo aproximadamente seis mil alunos.

Os jogos dos esportes coletivos são realizados de segunda a sexta-feira nos ginásios das escolas inscritas, campos de futebol da cidade, no Centro Desportivo Municipal (CDM) e no Ginásio ORECO.

As modalidades individuais acontecem em entidades parceiras na realização do evento (CEFD/UFSM/Hotel Morotin). A Rústica sempre foi realizada aos domingos, com largada em frente ao CDM, contando com a participação de pais, professores e alunos, totalizando uma média de 800 participantes.

Ao final das disputas é realizada a Cerimônia de Encerramento, quando são entregues os troféus para os campeões por modalidade, naipe e categoria, bem como os campeões na geral.

 

Coordenação do JESMA: Loiva Dias
Telefone: (55) 3921-7283
E-mail: novojesmasm@gmail.com 

 

Em 2017
Este ano será lançado um novo formato para a competição, com maior participação das escolas de Santa Maria, através de disputas por Rede de Ensino nos esportes coletivos. A proposta já foi apresentada aos professores de Educação Física de todas escolas do município e nos próximos dias terá o início do período de inscrições.

 

Objetivos do Jesma:
- Incentivar a participação da comunidade escolar santa-mariense nas atividades propostas pelo JESMA, contextualizando o desporto como meio de educação.
- Estimular a iniciação e a prática esportiva entre os escolares, de acordo com seus níveis, independente de seus talentos, assegurando aos mesmos o acesso a esta prática, oferecendo atividades que proporcionem a participação do maior número possível de alunos;
- Contribuir para a socialização e formação integral do aluno, possibilitando a ocupação do tempo livre do estudante e incentivando hábitos saudáveis;
- Incentivar a integração entre a escola e a comunidade através da atividade esportiva, reforçando a cooperação e a solidariedade entre as escolas participantes.

 

 

 





Secretaria de Município de Cultura, Esporte e Lazer
Endereço:
Rua Venâncio Aires, 1934 (SUCV), 2º andar
Expediente: De segunda a sexta-feira das 7h30 às 13h (expediente externo) e das 14h às 16h30 (expediente interno
Telefone: 55 3921 7250 / 3921 7255 CEP: 97010-004
E-mail: culturaesportesm@gmail.com


© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento STI/SMG

Topo da Página | Página Inicial