Museu Sacro de Santa Maria

O Museu Sacro de Santa Maria, criado pela Paróquia Catedral, Nossa Senhora Conceição, em 2005, foi instalado com o auxílio de projetos aprovados pela Lei Municipal de Incentivo a Cultura de Santa Maria (LIC Municipal). Contou também com o incentivo de pessoas físicas e jurídicas da comunidade santa-mariense. Um dos objetivos do Museu Sacro é preservar o patrimônio histórico-religioso a fim de garantir o direito à memória individual e coletiva, permitindo aos indivíduos entender o universo sócio-religioso político e cultural em que estão inseridos.

Com a reforma do templo católico as obras de arte da Igreja Catedral Metropolitana, como as pinturas dos artistas italianos Aldo Locatelli e Emílio Sessa, foram consideradas parte seccional do Museu, conforme Regimento Interno. A certidão de personalidade jurídica, governo e finalidade do Museu Sacro de Santa Maria são os mesmos da Mitra Arquidiocesana de Santa Maria emitidos pelo Estatuto do Código de Direito Canônico. O Museu Sacro de Santa Maria é local de exposição de um acervo de valor histórico e pretende ser científico a medida que pode contribuir para a releitura da história.

Com o objetivo de fortalecer a cultura local e afirmar sua identidade cultural, em 2006, o Museu Sacro de Santa Maria passou a fazer parte do Sistema Municipal de Museus de Santa Maria, foi integrado ao Sistema Estadual de Museus e também foi inserido no Cadastro Nacional de Museus.

Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira - 14h às 17h30
Grupos mediante agendamento.
Endereço: Avenida Rio Branco, 821 - CEP: 97010-423
Contatos: (55) 3221 2695
E-mail: museusacrosm@yahoo.com.br ou museusacrosm@gmail.com
Blog: http://museusacrosm.blogspot.com.br/

Rua Venâncio Aires, 1934 (SUCV), 2º andar

© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.