Biblioteca Pública Municipal

Criada em 1938, a Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide, atende hoje leitores de todas as faixas etárias com um acervo que abriga livros infantis e adultos, oferecendo uma leitura formativa e de lazer. A quem prefira um roteiro informativo, também está à disposição periódicos como, Zero Hora, Diário de Santa Maria e A Razão, A Cidade e revistas, como: Veja, Alternativa, Saúde, Super Interessante, Rainha e outras.

O principal objetivo da Biblioteca desde sua criação é incentivar a leitura e oportunizar o crescimento cultural à população. Para isso, está à disposição da comunidade e oferece a pesquisa local, onde o leitor retira no balcão o livro solicitado e o ocupa no espaço da Biblioteca, também a possibilidade de ser um associado, podendo retirar o livro e levá-lo para casa.

Além de ser um local de leitura e pesquisa, o espaço disponibiliza de:
Acervo: com mais de 40 mil livros
Setor dos Periódicos: jornais e revista – Revisteca – Editora Abril
Setor de Empréstimo: com mais 8.000 sócios – atuantes 872 usuários
- Sala de Leitura Infantil:  local onde acontece a Hora do Conto
Sala do Escritor Santa-Mariense: contém as obras dos  escritores locais
Sala da Academia Santa-Mariense de Letras: sede da ASL local onde acontecem reuniões dos acadêmicos e guarda seu acervo
Sala da Biblioteca Cezimbra Jacques: espaço cultural tem em vista viabilizar a reunião inédita de inúmeras materialidades históricas, técnicas e literárias ligadas ao Rio Grande do Sul e à figura do Gaúcho, disponibilizando tais materiais ao conhecimento amplo da comunidade.
Sala de Estudo: onde os usuários fazem seus estudos e pesquisas
Espaço para Eventos: espaço com 70 lugares para :Palestras – Oficinas – Lançamento de livros
Centro de Inclusão Digital (CID): nove computadores para livre acesso a internet e 10 para cursos e oficinas com atendimento monitorado.
Totens:  são  disponibilizados  ao público  para  acesso a Internet.

Atualmente, a Biblioteca possui 8 mil associados, 872 usuários atuantes e atende a população de Santa Maria com um acervo de 40 mil obras, há também livros raros como a Divina Comédia de Dante Alighieri (O Inferno), publicada me italiano no ano de 1516.

Quando a Biblioteca foi inaugurada na cidade, funcionou primeiramente na Rua do Acampamento, no prédio que pertencia a Sociedade Italiana. Meses depois, passou a funcionar no prédio do Theatro Treze de Maio, apenas em 1992 foi para a edificação que fica na Av. Presidente Vargas. A Biblioteca passou a se chamar Henrique Bastide pela Lei Municipal nº 511, a partir de 24 de setembro de 1956, em homenagem a seu idealizador e primeiro diretor.

Seja Amigo da Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide. Com sua participação a Associação de Amigos da Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide pode adquirir livros novos e contribuir para o melhor desenvolvimento das atividades da Biblioteca.

Como ser um sócio?
Faça sua Carteira de Sócio com:

- 2 Fotos 3x4;
- Carteira de Identidade;
- Comprovante de Residência;
- Taxa anual: R$ 12

Vantagens de ser Sócio:

Com sua Carteira você pode retirar até dois dois livros por vez, com prazo de sete dias para ler, podendo renovar o prazo pelo telefone 55 3218 1396.
Com uma contribuição de R$1 por mês,você pode levar emprestado livros de literatura brasileira, estrangeira,infantil, auto-ajuda e os livros indicados para o vestibular podendo assim fazer sua leitura em casa.

Atenção:
No caso de atraso da entrega do livro será cobrado multa de R$ 1 por dia.

Atividades Culturais desenvolvidas

- Lançamento de Livros
- Hora do Conto
- Projeto Baú do Livro
- Baú infantil, Baú do Vestibular, Baú dos 150 anos do Município. O Baú visita escolas e permanece por 15 dias (com agendamento prévio)
- Dia do Livro Infantil
- Dia Internacional do Livro
- Feira do Livro Usado
- Dia do escritor
- Concurso Literário Felippe D'Oliveira
- Palestras e Saraus Literários
- Visita de Escolas na Biblioteca

- Coordenadora: Rosangela Recchia
- Bibliotecária: Fernanda da Silva Santos - CRB10/2189

Avenida Presidente Vargas, nº 1300 – Bairro Fátima
Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das  8h às 12h e  das 13h às 17h . No período de férias escolares aberta até às 14h e expediente externo até às 17h.
E-mail: bpmhbsm@yahoo.com.br

Rua Venâncio Aires, 1934 (SUCV), 2º andar

© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.