Biblioteca Pública Municipal

Criada em 1938, a Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide, atende hoje leitores de todas as faixas etárias com um acervo que abriga livros infantis e adultos, oferecendo uma leitura formativa e de lazer. Também à disposição periódicos como Diário de Santa Maria e A Cidade e revistas. Quando a Biblioteca foi inaugurada na cidade, funcionou primeiramente na Rua do Acampamento, no prédio que pertencia a Sociedade Italiana. Meses depois, passou a funcionar no prédio do Theatro Treze de Maio. Em 1992 foi para a edificação que fica na Av. Presidente Vargas. A Biblioteca passou a se chamar Henrique Bastide pela Lei Municipal nº 511, a partir de 24 de setembro de 1956, em homenagem a seu idealizador e primeiro diretor.

O principal objetivo da Biblioteca desde sua criação é incentivar a leitura e oportunizar o crescimento cultural à população. Oferece a pesquisa local, onde o leitor retira no balcão o livro solicitado e o ocupa no espaço da Biblioteca. Há a possibilidade de ser um associado, podendo retirar o livro e levá-lo para casa.

No ano de 2018, o Regimento Interno recebeu atualização e foi criado o Regulamento do Centro Digital, ambos via Decreto. Além de ser um local de leitura e pesquisa, o espaço disponibiliza:

Acervo: com mais de 40 mil livros. Há também livros raros, como a Divina Comédia de Dante Alighieri (O Inferno), publicada em italiano no ano de 1516.
Setor dos Periódicos: jornais e revistas – Revisteca
Setor de Empréstimo: com mais 8.000 sócios.
- Espaço de Leitura Infantil:  local onde acontece a Hora do Conto (mediante agendamento).
- Espaço do Escritor Santa-Mariense: contém as obras dos  escritores locais
Sala da Academia Santa-Mariense de Letras: sede da ASL local onde acontecem reuniões dos acadêmicos e guarda seu acervo.
- Espaço Cezimbra Jacques: espaço cultural tem em vista viabilizar a reunião inédita de inúmeras materialidades históricas, técnicas e literárias ligadas ao Rio Grande do Sul e à figura do Gaúcho, disponibilizando tais materiais ao conhecimento amplo da comunidade.
Espaço de Estudo: onde os usuários fazem seus estudos e pesquisas
Espaço para Eventos: espaço com 70 lugares para Palestras, Oficinas, Lançamento de livros
Centro de Inclusão Digital (CID): Parceria com a fundação Bradesco e Lions Clube Centro Santa Maria. Oficinas para jovens e idosos. Em 2019, o Centro passará a receber a comunidade.

Como ser um sócio?
Faça sua Carteira de Sócio com:
- 1 Foto 3x4;
- Carteira de Identidade;
- Comprovante de Residência;
- Indicação de duas pessoas para referência (nome e telefone)

Vantagens de ser Sócio:
Com a Carteira de Sócio, é possível retirar até dois dois livros por vez, conforme a disponibilidade, com prazo de sete dias para ler, podendo renovar o prazo pelo telefone 55 3218 1396.

Atividades Culturais desenvolvidas
- Lançamento de Livros
- Hora do Conto
- Concurso Literário Felippe D'Oliveira
- Palestras e Saraus Literários
- Eventos cívicos, artísticos-culturais
- Visita de Escolas

A Associação de Amigos da Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide, com Estatuto próprio e Diretoria constituída, é grande parceira da Biblioteca, atuando com eventos, como Caça ao Tesouro,  Baú do Livro,  Brechó do Livro, auxiliando na manutenção do acervo. Pode adquirir livros novos e contribuir para o melhor desenvolvimento das atividades da Biblioteca. Seja Amigo da Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide. Informe-se.

Equipe
- Coordenadora: Secretária Adjunta de Município de Cultura, Esporte e Lazer, Prof Ma. Márcia Teston
- Bibliotecária: Fernanda da Silva Santos - CRB10/2189

Contatos:
Endereço: Avenida Presidente Vargas, nº 1300 – Centro Integrado de Cultura Evandro Behr - Bairro Fátima
Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das  8h às 12h e  das 13h às 17h . Entre os meses de dezembro e março, o horário poderá ser diferenciado.
E-mail: bpmhbsm@yahoo.com.br

Rua Venâncio Aires, 1934 (SUCV), 2º andar

© Copyright 2019, Todos os direitos reservados.