28/05/2014 28/05/2014 11h09m

Já estão abertas as inscrições para o 4º Salão Design de Superfície Cidade de Santa Maria 2014

Cartaz/Divulgação

A Prefeitura de Santa Maria informa que está aberto, até o dia 25 de julho, o período de inscrições para o 4º Salão Design de Superfície, nas categorias têxtil, papel, cerâmico e outras superfícies. O objetivo do concurso é Incentivar, fomentar e estimular a criação do design de superfície, promovendo a divulgação desta área de conhecimento em âmbito nacional, nos diferentes campos de sua atuação. A coordenação e a execução do Salão ficam a cargo da Secretaria de Município de Cultura, por meio do Museu de Arte de Santa Maria (Masm). O concurso conta também com a participação da Associação dos Artistas Plásticos de Santa Maria (AAPSM).

Estão aptos a participar do Salão de Design de Superfície estudantes e profissionais de Design/Desenho Industrial, Artes Visuais, Moda, Arquitetura e outras áreas afins. As inscrições devem ser realizadas mediante preenchimento de Ficha de Inscrição e Ficha de Cadastro, contendo memorial descritivo e leiaute do projeto, de acordo com modelo fornecido no site da prefeitura www.santamaria.rs.gov.br. (Confira edital com regulamento completo nos anexos)

O valor da inscrição, por categoria, é de R$ 10, mediante depósito bancário efetuado em qualquer agência do Banco Bradesco, Agência 0388-3, conta corrente 0210838-0, em nome da Associação dos Artistas Plásticos de Santa Maria. O participante poderá participar em até duas categorias, com no máximo dois projetos por categoria. Cada projeto deverá ter uma ficha de inscrição. Os documentos devem ser entregues pessoalmente, ou via correio, no Masm, localizado na Avenida Presidente Vargas, 1400, no Centro Integrado de Cultura Evandro Behr, Centro (CEP 97015-510), no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h.

A seleção, que ocorrerá em duas fases, será realizada por uma comissão julgadora composta por três a cinco membros representantes de entidades nacionais ou internacionais, professores, designers e profissionais da
área. Aos primeiros colocados de cada categoria serão oferecidos prêmios em dinheiro no valor de R$ 2 mil. A solenidade de abertura e premiação do 4º Salão Design de Superfície será realizada no dia 1º de outubro.

Saiba mais

Categorias contempladas

-Design de Superfície têxtil- Tapetes, tapeçaria, rendas, tecelagem, malhas, tecidos planos, jacquard, vestuário masculino, feminino e infantil, acessórios, decoração, têxtil industrial
-Design de Superfície sobre papel- papel (papelaria, papel de parede, laminados)
-Design de Superfície cerâmico- Cerâmica de revestimento (piso e parede), cerâmica utilitária, vidro, porcelana, cerâmica vermelha, tijolos (tijoletas), mosaico, pré-moldados.
-Design sobre outras superfícies- couro, metal, madeira, laminados (piso e parede), pedra (mármore e granito), bambu, cortiça, acrílico, laminas plásticas (linóleo, paviflex), vinil, imitações de diversos materiais, cobertura de fachada (base de epóxi), emborrachados, acessórios, entre outros.

Cronograma

- Inscrições (1ª Fase) *: 26 de maio a 25 de julho
-Seleção 1° Fase: 28 a 31 de julho
-Comunicação: 31 de julho
-Envio do protótipo (2ª Fase) *: 1º de agosto a 29 de agosto
-Seleção 2° Fase: 1º a 5 de setembro
-Abertura e premiação: 1º de outubro
-Encerramento do Salão: 31 de outubro
* Será considerada data de remessa postal

Envio do Projeto

O projeto de design de superfície deverá ser enviado seguindo os seguintes passos:

1ª Fase de Inscrição (26 de maio a 25 de julho)
- Preenchimento da Ficha de inscrição e da Ficha de cadastro (lâmina com
memorial descritivo e leiaute do projeto descritos abaixo) fornecidas no site http://www.santamaria.rs.gov.br, ambas deverão ser impressas no tamanho especificado no edital.
-Memorial descritivo (texto contendo as informações básicas sobre o leiaute do projeto, dimensão do rapport, conceito, técnica, público-alvo, paleta de cores e outras informações que julgar necessária).
-Leiaute do Projeto, impresso, colorido, com resolução de no mínimo 300 dpi.
-CD contendo as imagens dos leiautes
-A inscrição deverá vir acompanhada do comprovante do depósito bancário original, referente à taxa de inscrição
- O valor da inscrição é de R$ 10 (dez reais) por categoria. O depósito bancário deverá ser efetuado em qualquer agência do Banco Br 0388-3, conta corrente 0210838-0, em nome da Associação dos Artistas Plásticos de Santa Maria. O participante poderá participar em até duas categorias com no máximo dois projetos por categoria. Cada projeto deverá ter uma ficha de inscrição. No caso de inscrição em duas categorias serão cobradas duas taxas de inscrição no valor de R$ 10 (dez reais) para cada uma. Cada inscrição (ficha de inscrição, ficha de cadastro e CD) deverá ser envelopada e enviada pessoalmente ou via correio para:
Museu de Arte de Santa Maria, Av. Presidente Vargas, 1400- Centro Integrado de Cultura Evandro Behr – Centro – Santa Maria, RS, CEP 97015-030 Horário: 8hs às 12hs e das 14hs às 17hs. Mediante essas informações, a comissão julgadora analisará os projetos e será pemitido parecer para os candidatos selecionados para a segunda fase.

2ª Fase: (1º de agosto a 29 de agosto)
-Envio do protótipo
- Deverá ser enviado o protótipo em condições de serem expostos, conforme informações e projeto enviado.
- Também poderá ser enviado o produto final com a aplicação do protótipo, facilitando a análise do projeto pela comissão julgadora.
Ex: Design de superfície têxtil
Protótipo: aplicação do leiaute impresso no tecido (malha, renda, etc..)
Produto final: vestuário feminino (camisa, saia, etc)

Obs: Os protótipos deverão ser enviados em condições de serem expostos, adequados a proposta do projeto enviado, em conformidade com as informações contidas na ficha de cadastro, propiciando a visualização de sua produção em escala. Quando se tratar de produtos de design de superfície que haja envolvimento e participação de alguma indústria ou de outro profissional, deverá haver concordância entre ambas as partes manifestadas na ficha de inscrição. As cópias de produtos existentes serão sumariamente excluídas. A inscrição será anulada caso o projeto não satisfaça o estabelecido no regulamento, assim como diante de documentação incompleta.


Texto: Jorn. Vera Jacques
Foto: Cartaz divulgação
 

Documentos







Secretaria de Município da Cultura
Telefone: (55) 3217-2395 CEP: 97010-005
E-mail: cultura-sm@santamaria.rs.gov.br


© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento STI/SMG

Topo da Página | Página Inicial