Inicial > Cultura > Notícias > Últimos dias para aproveitar as atrações...

Secretaria de Município de Cultura

13/10/2021 19/10/2021 11h14m

Últimos dias para aproveitar as atrações da 48ª Feira do Livro de Santa Maria, na Praça e online


Foto: João Alves (Mtb: 17.922)

Além das atividades no Centro, evento literário tem ações em bairros e em escolas públicas

Tem livro na Praça, até este sábado (16), pois a 48ª Feira do Livro de Santa Maria chega nos últimos dias. Desde 1º de outubro, a Saldanha Marinho é palco do tradicional evento literário. Contudo, esta edição tem ações descentralizadas, como a oficina “Leitura, Arte e Skate”, que ocorreu na tarde desta quarta-feira (13), na Praça do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Sandra Feltrin, na Nova Santa Marta.

Na atividade, o skatista e oficineiro Richard Chagas Garcia ensinou técnicas de grafite em lixa, para os praticantes do esporte personalizarem os shapes dos skates. Esta foi a segunda etapa da atividade, conforme Richard. A primeira ocorreu na semana passada, no mesmo local, com leituras e estudos de caligrafias e fontes do grafite.

“Eu participo do projeto Mala de Leitura há uns três anos e em fevereiro deste no comecei o projeto Bora Skatear, na Praça CEU e na Praça do Mallet. Conversei com a secretária Rose sobre uma forma de misturar leitura e skate, e surgiu o ‘Leitura, Arte e Skate’. O resultado foi muito legal e o pessoal do esporte participou. Tem quem ache que skate e literatura não andam juntos, mas isso não é verdade. As duas coisas são formas de arte e a gente mostrou que elas estão juntas sim”, ressalta Richard.

A secretária de Cultura, Rose Carneiro, corrobora o pensamento do skatista e reforça que um dos intuitos da Feira do Livro é levar literatura para além da Praça Saldanha Marinho.

“A leitura para além da Praça é a intenção de atividades como a que envolveu as crianças do Projeto Remar ou os skatistas na Praça CEU. Acredito que uma das funções da Feira seja a de formar novos leitores, para isso é preciso dar acesso aos livros.  A leitura para além da escola, a leitura por toda parte. Fazer novas conexões por meio da leitura, com a arte e o skate. Além de ler, também personalizam seus skates de uma forma divertida”, avalia Rose.

Para o secretário de Esporte e Lazer, Gilvan Ribeiro, a integração de áreas é parte importante para a formação de crianças e jovens. 

“Nós entendemos que a formação das nossas crianças e jovens deve ser feita de maneira integrada, neste sentido, acreditamos que toda prática esportiva pode se unir a atividade culturais e educacionais”, salienta Gilvan.

Além da oficina “Leitura, Arte e Skate”, a 48ª Feira do Livro também conta com o projeto “Leituras Compartilhadas”, em que 15 artistas visitam escolas da rede pública de educação. A intervenção foi pensada para aquelas escolas que não poderão visitar a Praça durante o evento deste ano. Assim, a literatura vai até as crianças e jovens, com momentos de leituras e contação de histórias.

A Feira também conta com a exposição “Silêncio, os Pássaros Lêem em Voz Alta”, que segue até o próximo dia 20, nas Lojas Eny, e a exposição “Nos Animados Tempos de Joel Saldanha”, até o próximo dia 29, na sala de exposições Angelita Stefani da Universidade Franciscana (UFN). 

Até este sábado (16), a Feira do Livro conta com estas atividades, com intervenções artísticas na Praça Saldanha Marinho, com apresentações no Theatro Treze de Maio e com lives pelas redes sociais do evento. Confira aqui a programação completa.

A Feira é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, da Câmara do Livro, da Cooperativa dos Estudantes de Santa Maria (Cesma), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Franciscana (UFN) e da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE). Patrocínio Corsan: evoluir nos define. Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Novas Façanhas. A produção cultural é da Denise Copetti e o financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria.

A FEIRA NA WEB
Instagram
Facebook
YouTube
Site

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: 
João Alves (Mtb: 17.922)
Divulgação/Prefeitura
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial