12/12/2016

Conheça os jovens talentos vencedores da III Tertulinha. Pequenos intepretes chamaram a atenção

Conheça os jovens talentos vencedores da III Tertulinha. Pequenos intepretes chamaram a atenção

Chegou ao fim a III Tertulinha, que têm como objetivo despertar o interesse pela cultura nativista em crianças e adolescentes de nove a 14 anos. As apresentações aconteceram de sexta (9) a domingo (11), no Centro Desportivo Municipal, durante a realização da 24ª edição da Tertúlia Musical Nativista. Os premiados das duas categorias da edição 2016 foram conhecidos na noite de domingo.

O primeiro lugar mirim ficou com Murilo Vargas, de 11 anos, pela interpretação da música “Veterano” de autoria de Augusto Ferreira e Ewerton Ferreira. “Eu comecei a cantar com seis anos de idade, por meio do incentivo do meu irmão e desde então gosto muito de músicas nativistas. Participar da Tertúlia pela segunda vez e chegar na final é uma sensação muito gratificante”, ressalta o garoto.  

Natural de Porto Alegre, a pequena Maria Fernanda Maciel Ramos da Costa, 10 anos, ficou em segundo lugar na categoria mirim e já tem uma rica bagagem de experiências musicais. A menina já participou de inúmeros festivais musicais do país, dentre eles Coxilha Nativista, Canto dos Ervais e The Voice Kids Brasil 2016. 

 “Participar da Tertúlia foi muito legal, porque é minha primeira vez. Durante minha apresentação, acabei errando uma parte da música, mas acho que me ajudou porque é preciso errar algumas vezes para aprender e ser uma boa artista. Afinal, é somente através dos erros que conseguimos evoluir”, comenta a participante. Segundo ela, todos os festivais contribuíram na sua formação enquanto cantora. Em relação ao The Voice Kids, Maria Fernanda afirma que a competição ensinou a enfrentar seus medos, além de aprender a interpretar e trabalhar a letra da música, assim ficando mais segura do que está cantando. 

Sheila Costa, mãe de Maria Fernanda, explica como funciona a rotina da menina. Segundo ela, a família se dedica por inteiro e procura priorizar os estudos e a escola. Conforme a mãe, a menina começou a apresentar interesse por sons aos quatro anos quando cantarolava pequenas palavras e com seis já demonstrou interesse em estudar música, no entanto, teve de aguardar até os sete anos para ser alfabetizada. Atualmente, ela faz aula de canto, piano e violão.

“Preciso organizar agenda dela, os eventos e apresentações e em alguns momentos é preciso dizer não, porque afinal ela é apenas uma criança de 10 anos que precisa de tempo para brincar”, afirma Sheila.  

Natural de Santa Maria, Luis Arthur Seidel foi o primeiro colocado na categoria Juvenil, pela interpretação da canção “O Espelho”. Atualmente, o garoto de 12 anos mora em Guaíba. “Participar da Tertúlia foi muito gratificante, porque no ano passado não me classifiquei, diferente deste ano. Tenho certeza que fiz uma apresentação bonita e estou sendo julgado por jurados excelentes”, comenta Arthur, como é carinhosamente chamado pela família.

O segundo lugar da categoria juvenil ficou com Isabele Jung Mottini, com a interpretação da música “Retrato dos meus pelegos”.

A opinião do público

“A Tertúlia é sempre um evento maravilhoso. É um berço de obras primas e de artistas que são referência pra todo o estado. É sempre muito bom estar aqui, encontrando amigos e ouvindo estas obras maravilhosas, a prata da casa sempre brilha mais. Então, a gente que é de Santa Maria sempre fica mais em vir a um evento que é tão antigo, tão histórico e que movimenta tanta gente e que traz a felicidade aos santa-marienses e aqueles que gostam desta cidade querida. É sempre um evento muito bem organizado, querido, sempre um prazer poder desfrutar desta cultura”, explica Andressa Parcianello, 22 anos, estudante, natural de Santa Maria. Natural de Tupanciretã, Cátia Vargas, 48 anos, diarista afirma que o evento está maravilhoso, porque as canções são diversificadas e a estrutura bem organizada.

Texto: acadêmica de Jornalismo Viviane Campos

Fotos e supervisão: Rodrigo Ricordi (Mtb 17.101)

Fotos

         

Voltar | Mais Notícias | Página Inicial







Secretaria de Município da Cultura
Telefone: (55) 3217-2395 CEP: 97010-005
E-mail: cultura-sm@santamaria.rs.gov.br


© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento STI/SMG

Topo da Página | Página Inicial