12/12/2016 12/12/2016 11h56m

Praça lotada no domingo com shows artísticos: Rota Viva/IAB, Escola de Circo e Banda Yandê

Um domingo na praça do centro de qualquer cidade é sempre um programa agradável e envolvente. Mais ainda quando o passeio familiar é inserido em uma agenda de shows artísticos de ótima qualidade e uma variedade gastronômica deliciosa e concorrida.

Milhares de pessoas curtiram o evento Natal do Coração neste domingo (11) na Praça Saldanha Marinho e ao longo da Avenida Rio Branco.

No Palco da diversificada programação do Natal, a condução dos trabalhos do cerimonial foi do professor Lívio Jornada. Como primeira atração anunciou os músicos da banda Rotações, que apresentaram uma performance criativa e talentosa, dentro de um conjunto de atrações conhecido como Projeto Rota Viva.

O projeto Rota Viva consta de intervenções culturais em espaços públicos com entrada gratuita em parceria com o Núcleo de Santa Maria do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). Foi feita uma saudação ao professor arquiteto Luiz Fernando da Silva Mello, autor do projeto da Praça Saldanha Marinho.

A animação de dois palhaços emprestou um tom divertido em meio a série de músicas e breves discursos de valorização da arte musical como entretenimento, cultura, lazer e aproximação das pessoas nas praças.

Na sequência, por volta de 21h30min, foi apresentado o Pocket Show Circense “Um Encanto de Natal”, com a coordenação de Karine Pissutti e tendo como base os artistas da Companhia Sorriso com Arte e da futura Escola Municipal de Circo, com o suporte de uma banda musical com repertório temático. Iniciativa do atual governo o show artístico traz como protagonismo a arte circense, a qual permite vivenciar individualmente e em grupo a aquisição de habilidades e destrezas, trabalhando o corpo como um todo, mediante exercícios, jogos e técnicas reunidos em proposições didáticas em oficinas de trabalho.

“A alegria do circo estampa sorrisos e alimenta sonhos, possibilidades de expressão, com a incorporação de novos gestos, desinibições no convívio social e, enfim, facilita a harmonização entre desenvolvimento físico, psicológico e social”, destaca Karine.

A proposta básica da Escola Municipal de Circo é a de iniciar a descoberta de futuros talentos artísticos dos cidadãos de nossa cidade, bem como destacar a relevância do circo enquanto elemento constitutivo da cultura e desenvolver o artista circense, comprometido com a cidadania, capacitando-o para a elaboração e execução de espetáculos e números com excelência artística e segurança. O pocket show encerrou com a chegada do Papai Noel no Palco e, após, circulando entre o público.

A programação da noite de domingo encerrou com a apresentação do Show Musical da Banda Yandê, com sucessos do DVD “Do Nosso Jeito”, que empolgam os fãs na região Sul do Brasil (RS, SC, PR) e com o lançamento “Tô de boa”.
O Natal do Coração 2016 é uma realização da Prefeitura Municipal e Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL) de Santa Maria, com o patrocínio do Sindilojas, Banrisul, Brandt, La Marli, Bella Motoshop, Falk, Safira, Xelimari, Ampla, Gaiger, ZumpNet, Rabelo, Portobelo, Sibrama, Pampeiro, Associação Rural, Center Gril, com o apoio da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e Governo do Estado do RS.. A festa consiste na decoração das principais ruas do Centro da cidade, além de fachadas de prédios históricos.

Confira a programação de Segunda-feira (12) à sexta-feira (16):

12/12 – segunda-feira

22h30min – Show Musical com Pylla C14

13/12 – terça-feira

19h30min – Theatro Treze de Maio – Espetáculo “Estrelinha de Natal”

21h30min - Show Musical com Will Bittencour

14/12 – quarta-feira

18h - Espetáculo Teatral "A Venda" com os Grupos Saca-Rolhas e Ateliê do Comediante.

19h - Apresentação com o Grupo Alternativo de Danças e o Grupo de Terapias e Abordagens Corporais ´Idade Feliz` - CRAS Norte de Santa Maria/RS

19h15min - Escolas Vivem o Natal

21h – Show Musical com o Grupo Atoque de Caixa e Grupo de Dança Super Ação e Percussão

22h - Apresentação do Projeto Aprendendo a Fazer Arte III com a Sociedade Assistencial e Educativa Mãe Admirável

15/12 – quinta-feira

19h - Espetáculo Orquestra de Brinquedos

21h30min – Coral Nativista Coração do Rio Grande

21h – Natal na Sacada do São Lucas com Intervenções Circenses

16/12 – sexta-feira

20h – Show Musical com o Projeto Vozes que Tocam o Coração

21h30min – Pocket Show Circense “Um Encanto de Natal”

André Campos

Secretaria de Município da Cultura
E-mail: cultura-sm@santamaria.rs.gov.br

© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.