Arquivo Histórico Municipal

Santa Maria conta sua história

O Arquivo Histórico de Santa Maria tem por finalidade disponibilizar aos cidadãos instrumentos para pesquisa, proporcionando acesso a informação, por meio de revistas, periódicos e documentos. O Arquivo Histórico Municipal conta a história de nossa cidade, através de documentos, recentes e antigos.

A preservação do patrimônio documental parte do recolhimento, preservação e organização dos dados produzidos pela administração pública municipal de Santa Maria, juntamente com a abordagem que a mídia faz destes fatos, bem como as coleções de documentos de interesse para a história do Brasil e, especialmente, para a história local e regional.

Além de uma fonte de pesquisa e informação, o Arquivo Histórico contribui para a transparência administrativa da gestão pública, pois todo o seu acervo está à disposição para pesquisa.

O órgão está na sociedade como um sujeito ativo no relacionamento com a comunidade. Ele foi criado em 22 de dezembro de 1958, pela lei municipal nº 784 de 22 de dezembro de 1958, assinado pelo Prefeito Municipal Vidal Castilho Dania.

Quem procura o órgão, recebe orientações referentes ao manuseio dos materiais, que devem ser feitos com o uso de luvas e máscaras. O periódico mais antigo data de 1853, e é o jornal Mercantil de Porto Alegre.

Como visitar

Quem deseja conhecer o local que conta a história da cidade, deve entrar em contato pelo telefone 3222-8300 ou pelo e-mail arquivohistorico@santamaria.rs.gov.br

Acervo

• Acervo documental da administração pública municipal de Santa Maria/RS (1868 a 1975)
  • Acervo iconográfico com imagens que ilustram a história e evolução do município e região
  • Acervo bibliográfico: obras de referência sobre Santa Maria/RS e assuntos em geral
  • Coleção de jornais local, regional, nacional e internacional (1853 até nossos dias)
  • Coleção de moedas nacionais (1938 a 1986)
  • Coleção de revistas nacionais (1968 até os dias atuais)
  • Coleção do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Maria

• Daniele Calil
    Dirigente de Grupo

• Endereço

Rua Appel 900 - Centro - 97015-030 - Santa Maria/RS

• Funcionamento

de segunda à sexta-feira das 8h às 16h

arquivohistoricosm@gmail.com

• Telefone

• Site

Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria

Secretaria de Município da Cultura
E-mail: cultura-sm@santamaria.rs.gov.br

© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.