Secretaria

Secretaria da Cultura à disposição da comunidade

A Secretaria de Município da Cultura tem como objetivo proporcionar a circulação da cultura em todos os extratos sociais, estabelecendo ações nas quais a cultura popular e erudita contemplem, juntas, o maior número possível de pessoas.

A proposta Político Cultural, que a administração se propõe a implementar, visa mudar a lógica até aqui exercida, na qual a cultura era vista como um conjunto de atividades onde a utilização dos equipamentos eram geralmente desarticulados.

A partir de agora, a visão que se inaugura com a nova administração passa a considerar cultura como um elemento construtivo da vida das comunidades, contribuindo efetivamente para estabelecimento de uma identidade enquanto cidadania. A cultura passa a somar no esforço do governo para a melhoria da qualidade de vida e geração de renda da comunidade.

Considera-se cultura como um conjunto de manifestações artísticas, sociais, lingüísticas, e comportamentais de um povo. Cultura é o modo pelo qual os indivíduos respondem suas necessidades e desejos simbólicos. Na contemporaneidade, a cultura e suas diversas manifestações são instrumentos de uma perspectiva de vida, sejam nas artes cênicas, artes plásticas, comunicação, cinema e vídeo, dança, folclore e tradição, memória e patrimônio histórico, artístico e cultural.

A Política Cultural desta administração tratará da busca pelo passado, observando suas particularidades e aplicando ações no cotidiano do cidadão a possibilidade de projetar um futuro melhor do que se apresenta atualmente. A Secretaria de Cultura não quer ser apenas um espaço onde se planeja apresentações de shows, mais que isso, quer trabalhar com a população, abordar as várias formas de arte. E um meio de fazê-lo é via produção local, dando visibilidade e valorização às manifestações culturais espontâneas da comunidade.

O Secretario de Cultura programou eixos de trabalho para o quadriênio. Dentre as principais metas está reforma dos equipamentos culturais que a cidade possui como a Biblioteca Municipal, o MASM, CAM, a Casa de Cultura, enfim, realizar a readequação dos espaços através de projetos e busca de recursos.

O desejo de revitalização dos espaços físicos, que a Secretaria de Cultura administra, é trabalhado juntamente com o conceito de patrimônio. Santa Maria é uma cidade que possui particularidades históricas, como os trens da Viação Férrea e o conjunto habitacional Vila Belga.

A mudança da Secretaria de Cultura para a Gare da Estação Férrea, realizada no dia 9 de maio de 2009, foi efetivada pensando-se na revitalização do patrimônio histórico que Santa Maria possui naquele espaço da cidade. Com a mudança para o fim da Av. Rio Branco, a circulação de pessoas levará maior movimento para o local.

Outro fator importante serão os investimentos na produção cultural local, onde realizar-se-á um programa de estímulo as manifestações espontâneas da comunidade que terão maior visibilidade, contribuindo para o fortalecimento de uma identidade do município.

Outro aspecto de grande relevância será a reestruturação da LIC - Lei de Incentivo a Cultura- e a elaboração de um Fundo Municipal de Cultura, ainda em fase de construção.





Secretaria de Município da Cultura
Telefone: (55) 3217-2395 CEP: 97010-005
E-mail: cultura-sm@santamaria.rs.gov.br


© Copyright 2017, Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento STI/SMG

Topo da Página | Página Inicial