Secretaria de Município de Comunicação

24/11/2022 25/11/2022 15h43m

Prefeitura é premiada pela Famurs por iniciativa de incentivo à vacinação contra a Covid-19


Cerimônia, que ocorreu na noite desta quarta-feira (23), reconheceu trabalho da equipe da Secretaria Extraordinária de Comunicação

Quando as primeiras vacinas contra a Covid-19 começaram a chegar ao Brasil, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria Extraordinária de Comunicação, prosseguiu com uma de suas principais diretrizes: informar a população com qualidade. E foi adiante. O sentimento de esperança, oportunizado com as vacinas, misturou-se com a possibilidade de levar entretenimento informativo em meio à pandemia, resultando em um trabalho reconhecido pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs). 

A iniciativa ‘Entre seringas e memes: como despertar o interesse da população santa-mariense para as ações de vacinação contra a Covid-19’ levou o 2º lugar na categoria ‘Comunicação Social’ do 4º Prêmio Boas Práticas na Gestão Pública Municipal. A cerimônia ocorreu nesta quarta-feira (23), em Nova Petrópolis, tendo a presença do prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom.

“A comunicação tem uma função social muito importante, e durante pandemia, isso ficou mais evidente. O prêmio apenas chancela o trabalho que segue sendo realizado com muita responsabilidade, ou seja, usando a criatividade, mas de uma forma muito séria para poder informar o maior número de pessoas e fazer com que a informação chegue até nas pessoas que não costumam consumir estes tipos de mídias. Reconhecemos o esforço de todos os setores da Prefeitura, mas a Comunicação teve esse papel de atingir as pessoas de forma leve, mas com responsabilidade”, explica o secretário de Comunicação, Ramiro Guimarães, que estava acompanhado da adjunta, Thaise Moreira, e do diretor de arte e criação, Camillo Licinio, que representaram a equipe.

O prêmio contou com 557 projetos inscritos de 220 prefeituras. Além de Santa Maria, outros 35 municípios foram reconhecidos. Para a avaliação, foram considerados critérios como inovação, criatividade, aplicabilidade, sustentabilidade, perenidade e impacto social. No meio digital de uma época de inconstâncias, a estratégia encontrada pela Secretaria Extraordinária de Comunicação foi aliar memes aos serviços de vacinação contra a Covid-19 como forma de proteção à comunidade e de enfrentamento ao vírus. 

“Esse prêmio é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela Prefeitura durante a pandemia. Mas, principalmente, comprova que conseguimos alcançar o nosso objetivo, que foi o de despertar a atenção da população para algo tão importante e decisivo no combate ao coronavírus, como é a vacina”, declarou o prefeito Jorge Pozzobom, que recebeu o troféu das mãos do presidente da Famurs, Paulo Salerno, prefeito de Restinga Seca.

Em dezembro de 2021, esta estratégia de comunicação havia sido apresentada no 1º Seminário de Comunicação da Famurs, que teve como tema “A inovação como ferramenta de desenvolvimento para o município”.

Resultados positivos

Para mensurar os resultados gerados pelo uso de memes no Instagram da Prefeitura de Santa Maria, foi apresentada uma análise comparativa do período de 1º de maio a 31 de dezembro de 2020 (período sem a estratégia de memes da vacinação) com o período de 1º de maio a 31 de dezembro de 2021 (período com a estratégia de memes da vacinação). Sobre o alcance que o perfil do Instagram atingiu no primeiro período, ou seja, contas únicas (perfis) que viram as publicações pelo menos uma vez, o número chegou a 18.907. No segundo período citado, ou seja, após o começo do uso dos memes, subiu para 158.104, num crescimento de 736,22%. 

Outra quantificação apresentada trata do número de vezes em que o perfil do Instagram foi acessado antes da viralização das campanhas de vacinação contra a Covid-19, totalizando 11.800 visitas no primeiro período acima citado. Já após a utilização dos memes, o acesso ao perfil totalizou 480.646 visitas no período de 2021, o que significa um crescimento de 3.973,27% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Secretaria Extraordinária de Comunicação
Fotos: Marcelo Oliveira / PMSM
Prefeitura de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial