Secretaria de Município de Meio Ambiente

10/05/2022 10/05/2022 17h21m

Iniciativa da Prefeitura de castração de animais passa a atender semanalmente as ONGs


Alex Caceres/PMSM

Oito animais passaram por procedimento no Castramóvel em ação nesta terça-feira (10)

O Castramóvel da Prefeitura iniciou, na manhã desta terça-feira (10), o atendimento a animais destinados por ONGs. A ação ocorreu na sede da Guarda Municipal, na Rua Sete de Setembro, 910, ao lado da Gare, com oito cirurgias. Uma vez por semana, o serviço vai castrar fêmeas de tutores indicados e apoiados por instituições de apoio à causa. A primeira ONG a participar foi a Amigos dos Animais, que levou animais de pessoas em vulnerabilidade social de três locais distintos do Município. Os animais atendidos passam por ovariohisterectomia, procedimento que faz a remoção do útero e dos ovários, fazendo com que não manifestem cio, gestação ou infecções uterinas.   

O superintendente de Controle e Bem-Estar Animal, da Secretaria de Meio Ambiente, Alexandre Caetano, informou que os animais atendidos já foram cadastrados e são encaminhados por instituições de apoio, dedicadas a cuidar de cachorros em situação de vulnerabilidade.

“Num primeiro momento, atendemos animais de pessoas da periferia da cidade. Ainda falta atuar nas regiões Leste e Norte do município. Para auxiliar nisso, agora será uma ONG por semana. Começamos com o Amigos dos Animais. Na próxima semana, será a Somos Pet e assim por diante”, explica Caetano. 

O Castramóvel começou a operar em 30 de março e realiza ações duas vezes por semana, geralmente nas terças e quintas-feiras. Desde o início, já atendeu mais de 100 animais cadastrados.

Marlene Nascimento, responsável pela ONG, informa que para este momento, foram trazidos 10 animais de tutores moradores do Residencial Zilda Arns, no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon, Vila Lídia, no Bairro Noal, e do distrito de Boca do Monte.

“É muito importante esta ação. É um primeiro passo e esperamos que continue. É um serviço que a gente está há anos tentando e, com certeza, teremos bons resultados. A nossa ONG consegue castrar os animais que acolhe, mas também ajuda pessoas da comunidade. É uma ótima iniciativa e vai ajudar muito aos animais e às pessoas”, afirma a veterinária. 

Atualmente, a ONG Amigos dos Animais atende mais de 100 animais diretamente e ajuda mais de uma dezena de animais indiretamente.

CASTRAMÓVEL

O investimento da Prefeitura de Santa Maria para o custeio do Castramóvel é de R$ 413.238,00. O valor é composto por recursos próprios, do Ministério Público, do Programa Melhores Amigos do Governo do Estado e de emenda impositiva do vereador Adelar Vargas. 

O Castramóvel em si foi adquirido com recursos de emenda parlamentar articulada pelo deputado estadual Dirceu Franciscon junto ao deputado federal Ronaldo Nogueira. O material cirúrgico, os anestésicos e os medicamentos ficarão sob responsabilidade da empresa contratada. Por enquanto, o Castramóvel é utilizado somente para fêmeas, pois elas costumam apresentar mais problemas reprodutivos, como tumores venéreos, infecções uterinas e neoplasias mamárias (câncer).

Texto: Rodrigo Ricordi (Mtb: 17.101)
Foto: Alex Caceres/PMSM
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial