Secretaria de Município de Meio Ambiente

11/10/2019 11/10/2019 17h52m

Prefeitura de Santa Maria realiza primeira ação de microchipagem em cavalos, na Avenida Liberdade


Próximas iniciativas serão definidas para ocorrer em diferentes locais

Ao todo, oito dispositivos de localização foram aplicados em cavalos de tração durante a primeira iniciativa de microchipagem coordenada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente. O saldo foi considerado positivo pelos idealizadores da ação, que ocorreu na tarde desta sexta-feira (11), na Praça do Mallet, na Avenida Liberdade.

“O fato de os donos de equinos levarem os animais de forma espontânea para fazer a microchipagem comprova que as pessoas querem proteger o seu patrimônio. É a concretização de um trabalho iniciado há quase uma década e que, somente na Administração atual, teve o reconhecimento desta iniciativa”, afirma a secretária de Meio Ambiente, Sandra Rebelato, que participou da atividade.

Na Praça do Mallet, foi montada uma estrutura que possibilitou a realização das resenhas gráficas e fotográficas dos animais. Junto ao dono dos cavalos, eram coletados idade, local de origem, endereço e informações sobre a saúde do animal, como a aplicação de vacinas. Após o proprietário assinar uma autorização para a aplicação do microchip, ele recebe um certificado e o Registro Geral de Animais e, então, o dispositivo de localização é introduzido. Entre os objetivos do equipamento, estão evitar furtos, acidentes e maus-tratos. Todas as informações irão constar no aplicativo C7Campeiro, desenvolvido pelo Laboratório de Geomática da UFSM. 

A maioria dos equinos que foram microchipados durante a ação é usada para fretes de alimentos, como leite e hortaliças, e são de localidades como os bairros Centro e Dom Ivo Lorscheiter e Vila Oliveira. A intenção é que, no começo das próximas semanas, sejam definidos os outros locais onde serão realizadas as aplicações dos dispositivos, a ocorrerem às quintas e sextas-feiras. 

Outras duas iniciativas de testagem dos equipamentos já foram realizadas pela Prefeitura: no Hospital Veterinário da UFSM e no Instituto Assistencial de Bem-estar Animal (IABEA), onde foram aplicados 25 microchips em cavalos. Em julho deste ano, o Executivo adquiriu 500 identificadores eletrônicos por meio de licitação. O investimento total é de R$ 3.344,40.

A atividade de microchipagem também contou com a presença do coordenador da Central de Bem-Estar Animal do Município, Alexandre Caetano, e do vereador Manoel Badke, autor da lei de microchipagem animal em Santa Maria. A iniciativa tem apoio do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Centro de Reabilitação de Equinos, do Instituto Assistencial de Bem-estar Animal (IABEA), da Guarda Municipal, da Coordenadoria Municipal de Trânsito Urbano e do 4º Batalhão Ambiental da Brigada Militar.

Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial