Inicial > Meio Ambiente > Notícias > Prefeitura aplica microchips em cavalos do...

Secretaria de Município de Meio Ambiente

10/10/2019 10/10/2019 16h57m

Prefeitura aplica microchips em cavalos do Instituto Assistencial de Bem-estar Animal


Nova ação ocorrerá nesta sexta-feira (10), na Praça do Mallet, em equinos de tração

A primeira iniciativa de microchipagem em cavalos fora do Hospital Veterinário da UFSM ocorreu na tarde desta quinta-feira (10). Ao todo, 15 equinos que estão no Instituto Assistencial de Bem-estar Animal (IABEA), em Santa Maria, receberam o dispositivo de identificação da Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente. Nesta sexta-feira (11), ocorrerá uma ação-teste de microchipagem.

O coordenador da Central de Bem-Estar Animal do Município, Alexandre Caetano, fez uma resenha gráfica dos animais, coletando idade, local de origem, tipo de pelagem, marcas, entre outros dados. São essas informações que irão constar no aplicativo C7Campeiro, desenvolvido pelo Laboratório de Geomática da UFSM. Com uma seringa de ponta grossa, o microchip, que tem o tamanho de um grão de arroz, é implantado no cavalo. A maioria dos animais que estão no IABEA foi recolhida em via pública.

“O dispositivo tem como intenção principal a posse responsável dos animais. A partir desse microchip, é possível identificar, localizar e devolver o animal ao dono em casos de furto e acidentes. Também é possível responsabilizar o dono em caso de maus-tratos ao animal e atuar no controle de zoonoses”, explica Alexandre Caetano.

Após a aplicação do dispositivo, o leitor de microchip acusa que a implantação foi realizada, mostrando o número de registro do animal. O trabalho pôde ser realizado porque os primeiros cavalos microchipados aceitaram bem o localizador. Em setembro, a Prefeitura e a UFSM colocaram o implante em 10 equinos do Centro de Reabilitação Equina do Hospital Veterinário da UFSM. Essa iniciativa atende à Lei 5.552, de 2011.

A ação de microchipagem seguirá nesta sexta-feira, às 14h, na Praça do Mallet. Donos de animais carroceiros devem levar os equinos até o local para que seja feita a identificação. É necessário que o dono do animal tenha carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. A estimativa da Prefeitura é de que cerca de 20 equinos recebam o microchip nessa iniciativa. O objetivo da ação social é inibir furtos e evitar acidentes causados pelos animais soltos na rua. 

A atividade de microchipagem de grandes animais tem apoio do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), do Centro de Reabilitação de Equinos, da Guarda Municipal, da Coordenadoria Municipal de Trânsito Urbano e do 4º Batalhão Ambiental da Brigada Militar.

Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial