Secretaria de Município de Meio Ambiente

15/02/2019

Ações desenvolvidas no Parque Natural Municipal dos Morros é tema de reunião nesta sexta-feira


Legenda: Foto: João Alves

Destacando a importância da biodiversidade existente no Parque, foram discutidas as maneiras de garantir sua integridade e conservação

 

Na tarde desta sexta-feira (15), as ações e melhorias praticadas pelo atual Governo Municipal no Parque Natural Municipal dos Morros foram apresentadas a entidades e instituições da cidade. A reunião ocorreu na sede do Instituto de Planejamento (Iplan).

A secretária municipal do Meio Ambiente, Sandra Rebelato, e representante de diferentes órgãos do Município acompanharam o encontro conduzido pelo secretário adjunto da pasta e gestor do Parque Natural Municipal dos Morros, Guilherme Rocha. Na oportunidade foram destacadas ações tomadas para preservação do Parque, além de ser destacada a importância da biodiversidade encontrada na área. Por sugestão da secretária, foi apresentada aos convidados a história do local que hoje é uma unidade de conservação.

A bióloga Marina Deon destacou a importância da preservação e do trabalho conjunto entre as instituições e entidades da cidade para proteção e conversação do espaço que é rico em biodiversidade. 

O secretário adjunto enfatizou os esforços da Secretaria do Meio Ambiente para restaurar o Parque através de diversas ações como plantio de mudas de árvores nativas. Não ocasião, ele agradeceu os esforços coletivos de todos aqueles que, dentro de suas possibilidades, trabalham para manter a conservação do Parque.

Os resultados do trabalho desenvolvidos são: diminuição significativa de usos e práticas não compatíveis com o Parque; diminuição de exóticas invasoras; diminuição de animais domésticos; aumento do uso público regrado; incremento quantitativo de fauna; aumento da biodiversidade; reconhecimento como unidade de conservação; além das melhorias no acesso; os manejos de trilhas; as pesquisas e visitas técnicas.

“Me sinto satisfeito ao perceber que o trabalho que temos desenvolvido tem trazido resultados positivos. A diminuição das ameaças traz segurança para que animais se abriguem no Parque e isso se dá ao ato de preservação que temos feito no local”, enfatizou Guilherme.

No final da reunião foram entregues certificados de agradecimento às instituições que têm trabalhado junto ao Executivo Municipal e têm apoiado as ações de preservação no Parque Natural Municipal dos Morros, tais como: Batalhão Ambiental da Brigada Militar, Guarda Municipal de Santa Maria, Departamento de Biodiversidade - DBIO/SEMA/RS, Grupo Bandeirantes da Serra (GBS), Associação Santa-mariense de Escalada (ASE), Grupo de mountain bike Quanto Pior Melhor (QPM), entre outras entidades e empresas.

Texto: acadêmica de Jornalismo Natalie Aires
Edição: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial