Secretaria de Município de Meio Ambiente

13/08/2018 13/08/2018 15h31m

Prefeitura de Santa Maria concede Licença de Operação e Regularização para a Asmar


Documento que concede Licença de Operação e Regularização foi entregue na sede da Asmar (Foto: Deise Fachin)

Associação de Selecionadores de Materiais Recicláveis é a primeira do Município a ter licenciamento ambiental para realizar este tipo de atividade

 

Uma conquista importante para as questões ambientais em Santa Maria foi comemorada na manhã desta segunda-feira (13), quando o prefeito Jorge Pozzobom entregou à Associação de Selecionadores de Materiais Recicláveis (Asmar) a Licença de Operação de Regularização. Pelo documento, a entidade está apta para continuar atuando na triagem e armazenamento de materiais recicláveis em sua sede, localizada no Bairro Nova Santa Marta. Com isso, a Asmar torna-se a primeira associação de recicladores a ter licenciamento ambiental para a realização deste tipo de atividade.

Durante a visita à Asmar, onde foi assinado o documento, o chefe do Executivo e a secretária de Meio Ambiente, Sandra Rebelato, destacaram o trabalho desenvolvido pela associação, que atualmente gera trabalho e renda para 22 famílias.

“A associação tinha um problema histórico e que angustiava todos vocês. Mas, agora podemos garantir que a Asmar tem legitimidade para prestar esse trabalho tão importante e vital à cidade de Santa Maria. Em 160 anos do Município, a primeira licença ambiental para a realização deste tipo de atividade é da Asmar”, ressaltou o prefeito Jorge Pozzobom.

“A associação agora está legalizada de acordo com a legislação ambiental, o que dá tranquilidade a todos, tanto à população, que poderá encaminhar materiais para cá, quanto para os trabalhadores, que revertem esses materiais em renda para suas famílias”, destacou Sandra Rebelato.

Representando os associados, Margarete Vidal, coordenadora da Asmar, ressaltou que o licenciamento ambiental é um passo importante para abrir espaço a outras conquistas.

“Estamos legalizados e agora, mais tranquilos, tanto pelo trabalho do catador, quanto para fortalecer a fonte de renda das 22 famílias que tiram daqui o seu sustento. É um avanço e uma oportunidade de crescimento para a Asmar”, concluiu Margarete.

Para efetivar o processo de Licença de Operação e Regularização, a equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente ponderou critérios como as condições de armazenamento e os equipamentos utilizados na triagem dos materiais. No entanto, segundo as servidoras da pasta, química industrial Luciana Silveira da Rosa e geógrafa Isabel Camponogara, outras ações poderão ser desenvolvidas para o pleno funcionamento da Asmar, entre elas, o treinamento para o trabalho e a regulação do material recebido.

"A população pode colaborar entendendo que não é qualquer material que pode ser recolhido pela associação, pois ela não é apenas um local para nos livrarmos de qualquer tipo de "lixo" que tenhamos em casa. A Asmar faz um trabalho admirável e precisa de uma ser apoiada para que não sejam explorados pela conveniência de empresas e domicílios que somente querem passar adiante seus problemas com resíduos", enfatizou Luciana. 

Também participaram do ato a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Vera Simon, a professora e representante do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema), Marta Tocchetto, servidores da Secretaria de Meio Ambiente e trabalhadores da Asmar. 

 

COMO FUNCIONA A ASMAR
De acordo com a coordenadora da associação, Margarete Vidal, pessoas físicas e empresas podem destinar materiais recicláveis para a Asmar. Para isso, basta entrar em contato pelo e-mail galpaodaasmar@yahoo.com.br e solicitar o cronograma de coleta no seu bairro. Depois de combinado o dia do recolhimento semanal, o caminhão da Asmar recolhe os resíduos no local combinado. Quem preferir pode entregar o material reciclável diretamente na sede da associação (veja endereço abaixo).

Podem ser enviados para a reciclagem papéis, plásticos e sucata (fogões, geladeiras, liquidificadores, panelas, etc). Para facilitar o trabalho dos recicladores, os materiais devem estar higienizados.

“A gente agradece quando embalagens plásticas chegam limpas, por exemplo, isso ajuda muito o processo de reciclagem. E também contribui com a saúde do reciclador”, explica Margarete.

A Asmar atua no Município desde 1992 e tem como objetivo conservar o Meio Ambiente e reverter o material seco reciclável em novos produtos através da reciclagem, gerando emprego, renda e qualidade de vida para as famílias associadas.  

 

Associação dos Selecionadores de Materiais Recicláveis – ASMAR
Rua os Branquilhos, n.º 79 - Vila Pôr do Sol - Bairro Nova Santa Marta
Responsável: Margarete Vidal
Telefones: (55) 98111-0146 / (55) 99936-5161

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

 

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial