Secretaria de Município de Meio Ambiente

16/03/2018 16/03/2018 17h06m

Prefeitura instala cinco novos contêineres específicos para a coleta seletiva no Centro


Contêineres na cor laranja são específicos para receber resíduos sólidos (Foto: João Alves)

Intenção do Poder Executivo é despertar nos santa-marienses a cultura da separação do lixo seco

 

A Prefeitura está implantando cinco novos contêineres seletivos na Região Central de Santa Maria. A Secretaria de Meio Ambiente está coordenando a instalação dos recipientes em pontos estratégicos da cidade, para, após um período de adaptação, ter condições de mensurar a produção de resíduos nestes locais e, assim, colaborar com os recicladores que trabalham com a coleta seletiva no Município. A instalação iniciou na última segunda-feira (12) e foi concluída nesta sexta (16).

A partir destas novas unidades, Santa Maria passa a contar com dez contêineres destinados à coleta seletiva. Os recipientes se diferem dos demais pela cor laranja e por serem específicos para a coleta de resíduos secos.

“A instalação dos contêineres seletivos busca incentivar nossa população a desenvolver em suas casas a cultura da separação de resíduos. Nossa intenção é aplicarmos um sistema rotativo nos locais agraciados com este serviço, que, atualmente, não está previsto no contrato firmado pela Administração com a empresa responsável pela coleta na área Central”, explica o secretário de Meio Ambiente, André Domingues.

O titular da pasta afirma que as cláusulas para a renovação dos contratos de recolhimento de lixo no Município já estão sendo estudadas, priorizando a necessidade de criar e consolidar, em Santa Maria, a coleta seletiva conteinerizada e não conteinerizada. André Domingues ressalta que, nesta fase, a colaboração dos santa-marienses é bem-vinda e disponibiliza o endereço eletrônico resíduos@santamaria.rs.gov.br para o envio de sugestões, elogios ou reclamações. Ainda está disponível o telefone (55) 3921-7138.

“Enquanto isso, contamos com a colaboração de todos no sentido de separar os resíduos produzidos em casa e depositar, nos contêineres laranja, somente resíduos secos e sem matéria orgânica misturada”, conclui o secretário.

Os contêineres seletivos de cor laranja estão aptos a receber papéis, papelões, livros, jornais, revistas, plásticos, latinhas de alumínio e outros tipos de lixo seco. Para a destinação de outros tipos de materiais como pilhas comuns, lâmpadas, vidros e pneus, consulte a lista disponível neste link.

 

RELAÇÃO DE LOCAIS ONDE ESTÃO OS CONTÊINERES SELETIVOS (LARANJINHAS):
Avenida Fernando Ferrari, em frente ao número 1210;
Rua Euclides da Cunha, esquina Avenida Nossa Senhora das Dores, em frente ao número 1986;
Rua General Neto, em frente ao número 538;
Rua Benjamim Constant, ao lado do número 1044;
Rua Venâncio Aires, junto ao Centro Administrativo Municipal

 

LOCAIS QUE JÁ POSSUEM CONTÊINERES SELETIVOS:
Rua do Acampamento, em frente ao número 65;
Rua Appel, em frente ao número 64;
Rua Serafim Valandro, entre a Rua Andradas e Rua Silva Jardim; 
Rua Venâncio Aires, nº 2741, em frente ao Hotel Itaimbé;
Rua Duque de Caxias, em frente ao número 1295;

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial