Inicial > Meio Ambiente > Notícias > Nova resolução do Consema define critérios...

Secretaria de Município de Meio Ambiente

06/03/2018 06/03/2018 14h18m

Nova resolução do Consema define critérios entre Estado e municípios para o licenciamento ambiental


Atividades licitáveis, como a de oficinas mecânicas foram aprovadas pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente (Foto: João Alves)

Empreendedores e órgãos ambientais terão mais facilidade para consultar as atividades que precisam ser licenciadas

 

No dia 30 de abril deste ano entra em vigor a Resolução 372/2018, que identifica as atividades que precisam de licenciamento para serem realizadas no Rio Grande do Sul e estabelece critérios para a gestão compartilhada entre Estado e municípios no licenciamento ambiental. A partir de agora, as atividades estão elencadas, o que facilitará a consulta para os empreendedores e para os órgãos ambientais. Cerca de 70 delas foram readequadas e terão portes maiores licenciados nos municípios (confira a lista neste link).

O regramento foi aprovado pelo Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) e a resolução, também, aponta atividades em que há portes isentos. Conforme a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, os empresários precisam ficar atentos e consultar a nova resolução para saber se os empreendimentos se enquadram nas normas.

De acordo com superintendente de Licenciamento e Controle Ambiental e Animal, Gerson Vargas Peixoto, o processo fiscalizatório da Prefeitura iniciará assim que a resolução entrar em vigor.

“É importante as empresas e comerciantes consultarem a lista para verificarem se suas atividades estão de acordo com essas novas definições”, argumentou o superintendente.

Em relação às atividades que eram licenciadas e passarão a ser isentas, será emitida a documentação na Secretaria de Meio Ambiente.

RESOLUÇÃO 372/2018

A Resolução 372/2018 segue a diretriz da Lei Complementar 140/2011 que determina que o licenciamento do empreendimento seja analisado por um único órgão licenciador, mesmo que contemple mais de uma atividade. O órgão competente será aquele responsável pela atividade principal.

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: João Alves
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial