Secretaria de Município de Meio Ambiente

04/11/2017 04/11/2017 18h25m

Prefeitura, Grupo Bandeirantes da Serra e voluntários promovem ação ambiental no Parque dos Morros


Árvores consideradas invasoras em meio à flora foram suprimidas (Foto: Divulgação)

 

Grupo suprimiu árvores invasoras que prejudicam a fauna nativa local

 

Uma ação conjunta entre a Secretaria de Meio Ambiente, Grupo Bandeirantes da Serra (GBS) e alguns voluntários suprimiu árvores exóticas consideradas invasoras e, por consequência, prejudicais à flora do Parque Natural Municipal dos Morros. Foram retiradas da área 30 Pinus (Pinus elliottii) e 15 Uvas-do-Japão (Hovenia dulcis). O trabalho iniciou na quinta-feira (02) e foi concluído nessa sexta (03).

Localizado na Região Norte de Santa Maria, o local é uma Unidade de Conservação preservada pela Prefeitura Municipal e que constantemente vem recebendo atenção do Poder Executivo com ações de melhoria e cuidado, como a instalação de placas indicativas de sinalização e o plantio de árvores nativas.

De acordo com o chefe da Unidade de Conservação e servidor da Secretaria de Meio Ambiente, Filipe Martins, as árvores extirpadas durante a ação pertencem a espécies exóticas invasoras que ameaçam a diversidade biológica nativa.

“Estas espécies, o Pinus e a Uva-do-Japão, se propagam intensamente e acabam sufocando as demais espécies nativas. Os maiores problemas ocasionados pelos Pinus, por exemplo, são a falta de alimento à fauna e a fácil propagação pelo vento. Essa espécie acaba impedindo o nascimento de vegetação nativa”, afirma.

O secretário adjunto de Meio Ambiente, Guilherme Rocha, explica que a invasão biológica é a segunda maior causa de danos à biodiversidade do planeta, fato comprovado por diversos especialistas ambientais.

“O Parque Natural Municipal dos Morros, mais uma vez, tem um ganho ambiental com esta ação. O plano é erradicar completamente as árvores exóticas invasoras da área da Unidade de Conservação. Por outro lado, pretendemos atuar no reflorestamento de algumas zonas do Parque com espécies nativas, semelhante ao que já fizemos na Zona de Recuperação, onde recentemente plantamos 110 mudas de Araucária”, afirma Guilherme Rocha.

Os servidores da Secretaria de Meio Ambiente explicam que parte dos galhos e toras de madeira das árvores suprimidas foi utilizada na recuperação de áreas degradadas, com solo exposto por ação de trilheiros motorizados que, antes da intervenção da Prefeitura pela conservação da área, utilizavam o Parque Natural dos Morros de forma indiscriminada.

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: Divulgação PMSM
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial