Inicial > Meio Ambiente > Notícias > Força-tarefa da Prefeitura faz limpeza e...

Secretaria de Município de Meio Ambiente

20/09/2017 20/09/2017 14h32m

Força-tarefa da Prefeitura faz limpeza e plantio de árvores ao longo da Avenida Dom Ivo Lorscheiter


Plantio de espécies nativas busca revitalizar as margens do Arroio Cadena

 

A Prefeitura está revitalizando as margens do Arroio Cadena, ao longo da Avenida Perimetral Dom Ivo Lorscheiter. Além da limpeza da área, iniciada no mês de agosto, em parceria com a empresa Sustentare, e com os Rotary Clubs de Santa Maria, a Secretaria de Meio Ambiente iniciou o plantio de mudas de árvores na área. Nesta terça-feira (19), as equipes concluíram mais uma etapa da ação que busca garantir, no futuro, mais áreas verdes, menos poluição e acúmulo de lixo na região.

Serão plantadas 550 mudas de árvores nativas cultivadas no viveiro municipal, localizado no Bairro Chácara das Flores. As espécies escolhidas foram o Jacarandá-mimoso (Jacaranda mimosaefolia), a Primavera (Bougainvillea glabra), o Angico (Anadenanthera colubrina) e a árvore-símbolo do Município, o Ipê Roxo (Tabebuia impetiginosa).

Até o momento, 250 mudas já foram plantadas. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, André Domingues, a iniciativa da Prefeitura pretende ainda coibir o descarte irregular de resíduos sólidos nas margens do mais importante fluxo de água da cidade. Ao longo do seu curso, o Arroio Cadena passa por 16 bairros de Santa Maria.

“A Perimetral Dom Ivo Lorscheiter, assim como outros pontos da cidade, tem sido alvo constante para descarte de bens inservíveis, lixo doméstico e resto de árvores. Essa operação de plantio pretende revitalizar a área e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida da população, evitando que a poluição do córrego se transforme em um problema de saúde pública ainda maior”, afirmou André Domingues.

Além do plantio de espécies nativas, a Prefeitura também tem promovido a limpeza das margens do Cadena. A força-tarefa já resultou em 380 toneladas de resíduos sólidos recolhidos na região, principalmente no trecho que inicia na Rua Coronel Ernesto Becker, até o final da perimetral. Outras áreas públicas do Município já foram limpas. É o caso da Vila Maringá, onde 150 toneladas de materiais foram retiradas ao longo da Avenida Perimetral.

A conscientização dos cidadãos será buscada com a instalação de placas de orientação ao longo da via, indicando o local adequado para o descarte de lixo e materiais inservíveis. O recolhimento e tratamento de resíduos descartados de forma irregular gera ao Município, por tonelada, um custo total de R$ 219, 49. A fiscalização da região também está no alvo da Secretaria de Meio Ambiente. O secretário André Domingues reforça que a comunidade pode auxiliar no combate e identificação dos infratores. Denúncias podem ser encaminhadas, de forma sigilosa, para o e-mail residuos@santamaria.rs.gov.br, informando local, data do descarte irregular e, se possível, foto e indicação do autor, como placas de veículos.

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.365)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial