Inicial > Meio Ambiente > Notícias > Rodas de conversa integram programação da...

Secretaria de Município de Meio Ambiente

06/06/2017

Rodas de conversa integram programação da II Semana Municipal do Meio Ambiente


Nesta terça, o tema foi a importância das Unidades de Conservação. Próximas discussõestratam sobre água e saneamento básico e coleta de resíduos sólidos

 

Até a próxima segunda-feira (12), a Prefeitura de Santa Maria promove a II Semana Municipal do Meio Ambiente. A semana temática inclui diversas atividades, como rodas de conversa, plantio de espécies arbóreas e integração de escolas com o Meio Ambiente. As ações têm por finalidade promover a conscientização e a Educação Ambiental.

Nesta terça-feira (06), membros das secretarias de Meio Ambiente e de Estruturação e Regulação Urbana, além de alunos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e de integrantes do Grupo Bandeirantes da Serra participaram de uma roda de conversa, no auditório do Centro Administrativo Municipal, com o tema “Unidades de Conservação e sua importância”.

O secretário adjunto de Meio Ambiente, Guilherme Rocha, foi um dos expositores da roda de conversa. Na oportunidade, Rocha apresentou as características e finalidades de uma Unidade de Conservação, as principais diferenças entre um parque urbano e uma unidade, além de fazer uma apresentação detalhada do Parque Natural Municipal dos Morros, que está localizado no limite dos bairros Perpétuo Socorro e Campestre do Menino Deus. Rocha contextualizou como se deu a criação do Parque, as regulamentações que norteiam o uso da área, além das dificuldades enfrentadas no local.

Conforme o secretário Rocha, a partir da roda de conversa os presentes definiram a realização de uma reunião, em 26 de junho, com o objetivo de escolher o Conselho Consultivo do Parque Natural Municipal dos Morros, bem como de discutir um regimento interno que regulamente a gestão do local.

A roda de conversa também contou com uma palestra da bióloga Marilise Krügel e do zootecnista Everton Behr, ambos da UFSM. Os professores falaram sobre aves do Município, destacando as que têm predomínio na área urbana de Santa Maria e as espécies que estão ameaçadas.

“As atividades da Semana Municipal do Meio Ambiente estão sendo muito produtivas. Apesar de ainda haver pouca adesão, quem participa está bastante interessado, o que garante uma qualidade nas discussões”, destacou Rocha.

NOVOS TEMAS

A programação da Semana Municipal segue até segunda-feira. Duas rodas de conversa ainda estão previstas: uma que irá tratar sobre água e saneamento básico e, outra, sobre coleta de resíduos sólidos em Santa Maria (veja abaixo).

 

PROGRAMAÇÃO

 

07 de junho: Roda de Conversa

14h: Água e Saneamento Básico

Local: Salão de Convenções, Prédio 11, Conjunto II, Centro Universitário Franciscano

Público-alvo: escolas, universidades e população em geral

 

08 de junho: Roda de Conversa

8h30min: A Coleta de Resíduos Sólidos em Santa Maria

Local: Auditório Wilson Aita, Anexo C, Centro de Tecnologia da UFSM

Público-alvo: escolas, universidades e população em geral

 

09 de junho: O Dia da Escola

14h: Neste dia, a Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Educação e Condema vão visitar uma escola da Rede Municipal de Ensino com o objetivo de integrar a escola com o meio ambiente, promovendo ações de orientação e melhorias no local.

Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental São Carlos e Escola Municipal de Educação Infantil Eufrásia Pengo Lorenzi, ambas na Rua Agostinho Scolari, Vila Urlândia

 

10 de Junho: Encerramento da II Semana Municipal do Meio Ambiente

8h30min: Plantio de espécies arbóreas

Local: Área das associações de selecionadores de resíduos, na Nova Santa Marta

 

14h: Revivendo a Praça

Local: Praça Eduardo Trevisan (Praça do Maneco)

Ações de revitalização da praça em parceria com a Fisma

 

12 de junho: Plantio de espécies nativas, medição do consumo de carbono (parceria com a empresa Quimea)

Local: Trechos ao longo do Arroio de Cadena

 

 

Texto: Mariana Fontana (Mtb 17.770)
Fotos: Divulgação
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial