Inicial > Meio Ambiente > Notícias > Santa-marienses prestigiam a abertura da II...

Secretaria de Município de Meio Ambiente

04/06/2017 06/06/2017 15h59m

Santa-marienses prestigiam a abertura da II Semana Municipal do Meio Ambiente


Autoridades plantaram um Flamboyant como símbolo de uma cidade mais arborizada (Foto: Deise Fachin)

 

Evento segue até o próximo sábado (10) com extensa programação

 

A abertura oficial da II Semana Municipal do Meio Ambiente levou muitos santa-marienses à Praça dos Bombeiros, na tarde deste sábado (03). Música, serviços, orientações sobre a preservação do Meio Ambiente, distribuição de mudas e plantio simbólico de uma árvore foram os destaques da programação, alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho. Durante a cerimônia, o chefe do Executivo, Jorge Pozzobom, destacou o empenho da administração em proporcionar qualidade de vida à população.

“Estamos executando pequenas ações que já geram resultados. Como exemplo, podemos destacar os 22 pontos de alagamento existentes na cidade. Destes, apenas oito eram de responsabilidade do Poder Público e já foram solucionados. Os demais, verificamos que eram ocasionados pela nossa falta de cuidado com Meio Ambiente: bueiros entupidos, lixo acumulado, erosão em margens de arroios. Por isso, ações como essa da Semana Municipal do Meio Ambiente são importantes para nos conscientizar sobre nossas responsabilidades diante da natureza”, afirmou.

A Secretaria de Município da Educação, apoiadora do evento e representada na solenidade pela professora Gisele Mahmud, levou até a Praça dos Bombeiros o ônibus “Promotores da Leitura”, onde as crianças puderam ter contato com diversas ações de educação ambiental. “A Secretaria de Educação é parceira de todas as ações que possam, através das crianças, construir o cidadão consciente de amanhã que será responsável por proteger a natureza”, destacou a educadora.

O secretário de Meio Ambiente, André Domingues, afirmou que a pasta congrega esforços para defender as questões ambientais através da cidadania. “E neste primeiro dia da II Semana Municipal de Meio Ambiente, estamos aqui fazendo um chamamento para que os santa-marienses participem da programação que se estende até o próximo sábado”, disse.

A abertura do evento teve a participação do Coral Illumina, formado por alunos da EMEF Duque de Caxias. Além da atração artística, quem esteve na Praça dos Bombeiros neste sábado encontrou diversos serviços como recolhimento de resíduos eletrônicos, orientações sobre coleta seletiva e planejamento ambiental, uso de materiais sustentáveis como fonte de geração de renda, ponto de recolhimento de medicamentos vencidos, varal solidário, onde era possível trocar uma peça de roupa por uma muda de plantas ou temperos, além de receber orientações diversas sobre preservação do Meio Ambiente.

No encerramento da solenidade, o prefeito Jorge Pozzobom, o secretário de Meio Ambiente André Domingues, e representantes de instituições parceiras da Semana fizeram o plantio simbólico de uma árvore da espécie Flamboyant.

A II Semana Municipal do Meio Ambiente é uma realização da Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Secretaria de Educação, e Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema). As atividades têm apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unifra, Corsan, Grupo Bandeirantes da Serra (GBS), Fisma, Casa Círculo, Lions Clube Santa Maria-Centro, IABEA-SM, Asena, Ecoinovar e UFSM, através do Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental e Curso de Engenharia Florestal, Colégio Politécnico, Grupo Incorpore, Rede Bituca e Projeto Relona.

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Dia 03 de junho – Abertura oficial da II Semana Municipal do Meio Ambiente
14h – Início das atividades
15h – Abertura oficial
Apresentação do Coral Illumina, oficinas, música, distribuição de erva mate, ações ambientais, ponto de recebimento de resíduos eletrônicos e medicamentos vencidos.
Local: Praça dos Bombeiros

 

Dia 04 de junho – Dia no Bairro Campestre do Menino Deus
Objetivo: Valorizar as belezas naturais do bairro e proporcionar um dia de descobertas no local.
9h – Café no Brique do Campestre, em frente à CEEE (Rua Vereador Antonio Dias)
10h – Saída para visita na Casa Círculo
12h30min – Almoço na Harmonie Panquecas Espanholas (Rua Vereador Antonio Dias, nº 1554, Campestre do Menino Deus)
14h – Atividades na Associação de Esportes Náuticos de Santa Maria (Asena) e caminhada no Parque Natural Municipal dos Morros (Inscrições: www.bandeirantesdaserra.org.br)

 

Dia 05 de junho – Dia Mundial do Meio Ambiente e Dia Municipal do Reciclador e da Reciclagem
8h - Plantio de espécies nativas, medição do consumo de carbono (parceria com a empresa Quimea), visita às
ssociações de selecionadores de resíduos de Santa Maria (parceria com o Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Unifra)
Local: Trechos ao longo do Arroio de Cadena

 

Dia 06 de junho Roda de Conversa
8h30min – Unidades de Conservação e sua importância – Apresentação do Parque Natural Municipal dos Morros
Local: Auditório do Centro Administrativo
Público-alvo: escolas, universidades e população em geral.

 

Dia 07 de junho – Roda de Conversa
14h – Água e Saneamento Básico
Local: Salão de Convenções, Prédio 11, Conjunto II, Centro Universitário Franciscano
Público-alvo: escolas, universidades e população em geral.

 

Dia 08 de junho – Roda de Conversa
8h30min – A Coleta de Resíduos Sólidos em Santa Maria
Local: Auditório Wilson Aita, Anexo C, Centro de Tecnologia da UFSM
Público-alvo: escolas, universidades e população em geral.

 

Dia 09 de junho – O Dia da Escola
14h - Neste dia, a Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Educação e Condema vão visitar uma escola da
Rede Municipal de Ensino com o objetivo de integrar a escola com o meio ambiente, promovendo ações de orientação e melhorias no local.
Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental São Carlos e Escola Municipal de Educação Infantil Eufrásia Pengo Lorenzi, ambas na Rua Agostinho Scolari, Vila Urlândia

 

Dia 10 de Junho – Encerramento da II Semana Municipal do Meio Ambiente
8h30min – Plantio de espécies arbóreas
Local: Área das associações de selecionadores de resíduos, na Nova Santa Marta
14h – Revivendo a Praça
Local: Praça Eduardo Trevisan (Praça do Maneco)
Ações de revitalização da praça em parceria com a Fisma

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

 

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial