Secretaria de Município de Meio Ambiente

27/03/2017 27/03/2017 15h27m

Árvore é suprimida na Rua dos Andradas para garantir segurança a pedestres e motoristas


Ação foi organizada pelas Secretarias de Meio Ambiente, Infraestrutura e Mobilidade Urbana, tendo, ainda, participação da RGE Sul (Fotos: Deise Fachin)

Árvore da espécie Tipuana foi retirada por oferecer riscos a pedestres e motoristas

Foi finalizada na tarde desta segunda-feira (27), a supressão de uma árvore, na Rua dos Andradas, no trecho entre as ruas Visconde de Pelotas e Antero Correa de Barros. A ação envolveu pelo menos três secretarias de governo e a RGE Sul. Da espécie Tipuana, a árvore oferecia riscos a pedestres e motoristas e a retirada foi uma solicitação dos moradores. O trânsito na via estava sendo liberado à tarde e a energia já foi restabelecida.

Uma grande operação foi montada para fazer a supressão de forma segura. Cinco caminhões e cerca de 20 profissionais atuaram na operação. A RGE Sul ficou responsável por desligar a energia elétrica do quarteirão. A companhia também se encarregou de podar os galhos da árvore, já que os fios de alta tensão estavam encostados na Tipuana. O restante do tronco será cortado pela Sulclean Serviços Integrados, com orientação da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos.

O trânsito na Rua dos Andradas foi interrompido durante toda manhã e início da tarde, sendo monitorado pela Fiscalização de Trânsito do Município, ligado à Secretaria de Mobilidade Urbana. A interrupção não chegou ocasionar transtornos aos motoristas.

“Fazer a supressão de uma árvore nunca nos agrada, como Secretaria de Meio Ambiente. No entanto, precisamos compreender a necessidade e, neste caso, era preciso”, explica o titular da pasta, André Agne Domingues.

Equipes da RGE, conforme o responsável técnico Fernando Marques Gabriel aproveitaram a oportunidade para fazer melhorias na rede elétrica da via.

 

A SUPRESSÃO
De acordo com o Alvará para Licenciamento de Serviços Florestais (ALSF nº 93/2017), assinada por engenheiro florestal competente, a Tipuana – que ficava em frente à uma residência – danificava o passeio público, levantando as lajotas, tensionando os fios de energia elétrica, prejudicando o estacionamento junto ao meio fio e oferecendo riscos também às edificações próximas.

Juntamente a esta supressão, as equipes da RGE Sul também podaram os galhos de uma segunda Tipuana, que fica no pátio da mesma residência. Os engenheiros da Secretaria de Meio Ambiente também autorizaram a supressão desta árvore, no entanto, a RGE somente podou os galhos que atingiam a rede. Por estar em um terreno privado, a retirada dela deve ser feita de forma particular.

 

DANOS ÀS RESIDÊNCIAS
As Tipuanas foram plantadas há cerca de 30 anos, conforme a moradora que solicitou a retirada das espécies. Ainda em 2013, após a árvore em frente à casa praticamente destruir o passeio público e danificar os muros e grades da residência, Lizete Rossato solicitou à Prefeitura que ela fosse removida.

Em menos de três meses, a nova Administração, em um trabalho conjunto das secretarias de governo, entendeu que eram necessárias as supressões das espécies, já que elas levam riscos à população. Conforme Lizete, pelo menos duas senhoras já tropeçaram nas raízes da árvore, que ficava na calçada, e tiveram fraturas.

“É com dor no coração que pedimos a retirada, mas não tem mais condições delas ficarem neste espaço, já que danifica muito e, em dias de vento, temos medo que elas caiam por cima da gente”, lamenta a moradora.

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781)
Fotos: Deise Fachin
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial